Cirurgia buco maxilo
Otorrinolaringologia
Oftalmologia
Cardiologia e cirurgia cardíaca
Hemodinâmica
Cirurgia vascular
Cirurgia torácica
Cirurgia do aparelho digestivo
Gastroenterologia
Clínica proctológica
Clínica de cabeça e pescoço hepatologia
Dermatologia
Reumatologia
Pneumologia clínica
Endocrinologia
Geriatria nefrologista
Saúde do trabalhador
Clínica de dor
Neurologia / Ave
Clínica Médica
Doenças Infecciosas e Parasiáticas
Cuidados Paliativos
Ortopedia
Plástica
Neurocirurgia
Urologia
Transplantes
Ginecologia
Pediatria geral
Pediatria
Especialidades
Psiquiatria
Anorexia e Bulimia
Psicologia
Serviço Social
Como primeiro conceito, fundamental, o empreendimento deverá ser estruturado como hospital de ponta, dotado de toda a tecnologia e de ótimos profissionais, pois é esta a diretriz que deverá criar diferencial competitivo e que poderá garantir a sua inserção no mercado e o seu sucesso. De maneira geral, podemos alcançar esse sucesso quando o hospital adquire boa reputação e reconhecimento.
Outro ponto a considerar é o relacionamento do Hospital com os médicos da comunidade. É meta contratar e atrair para o corpo clínico os melhores profissionais da região, em todas as áreas, além de conceituadas equipes médicas que atuam nos melhores hospitais do País. Há que se considerar que os principais clientes do Hospital, antes dos pacientes, são os médicos, que o avalizam e o recomendam para seus clientes.
Busca-se, assim, o melhor padrão equipamentos / recursos humanos para oferecer aos profissionais de saúde.
Como principais características, o hospital deverá proporcionar o conforto aos pacientes, os recursos de ponta para o tratamento clínico e a qualidade do atendimento dos profissionais.
O paciente deverá ter a melhor experiência possível em termos o cuidado com a saúde e bem-estar.
O conceito inclui espaços humanizados, hotelaria de alta qualidade, camas especiais automatizadas, climatização do quarto controlada via tablet a partir do leito e cozinha com gastronomia personalizada.
As atividades desenvolvidas nos diferentes ambientes devem ser muito bem compreendidas não somente pelos arquitetos que os vislumbram, mas também pelos gestores de hotelaria e facilities que irão operacionalizar estes serviços.
O melhor estado de bem-estar possível para pacientes, familiares e cuidadores se baseia na individualidade de cada um e deve estar ancorado em seus sentidos, biografia e histórias de vida, bem como nas atividades, assistenciais ou de apoio, que são realizadas dentro dos hospitais.
A gestão será altamente profissionalizada e dotada de processos gerenciais apoiados em tecnologia, como , por exemplo o Lean que trabalha para melhorar processos com base no tempo, assegurando fluxos contínuos e eliminando desperdícios e atividades de baixo valor agregado e o Tasy sistema informatizado de controle e acompanhamento geral das atividades e serviços do hospital.
Optamos pela implantação do hospital observando as seguintes premissas estratégicas:
1.Teremos espaço construído para aproximadamente 200 leitos, com instalações para atender planos de saúde e particulares (70%) e SUS (30%), um hospital de alta complexidade, para pacientes que possam realizar grandes operações como de câncer, cirurgia de pacientes traumatizados, cirurgias neurológicas, transplantes de órgãos, cirurgia cardiovasculares com hemodinâmica suprindo uma demanda importante numa região em grande crescimento e que necessita em torno de 500 leitos se seguirmos as recomendações da OMS.
2.A distribuição destes leitos será dinâmica, com capacidade para atender grande número de pacientes e de doenças.
3. Inicialmente serão ativados 175 leitos; Os leitos deverão atender clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia e obstetrícia em 140 leitos, 16 leitos para UTI de adulto e 13 leitos para UTI pediátrica e neonatal. Além desses, 5 leitos para Day-clinic. Com a dinâmica estabelecida, esse balanceamento pode ser alterado, tendendo até aproximadamente 20% para uma ou outra área. A região tem grande necessidade de leitos de UTI adultos, pediátrica e neo natal.
4.Nosso direcionamento será voltado para o diagnóstico, a terapêutica e a alta rotatividade, o que otimiza os resultados da estrutura hospitalar. Tal estratégia aumenta sobremaneira o uso dos leitos, dos métodos diagnósticos e dos centros cirúrgicos, atendendo faixas grandes da população. Nesse aspecto, vale salientar a moderna filosofia hospitalar:
-atender aos casos de resolução mais rápida, otimizando o uso dos equipamentos de diagnóstico e tratamento, o que não se observa nas internações muito prolongadas.
-Incrementar o atendimento tipo Day-Clinic. Este tipo de procedimento aumenta a taxa de ocupação dos leitos, proporciona receita significativamente maior pelo uso intenso dos equipamentos do hospital e eleva o seu padrão. Isso se observa particularmente em pequenas cirurgias e nos procedimentos estéticos, como procedimentos dermatológicos e de cirurgia plástica, alem das intervenções urológicas e oftalmológicas. Também entram nesse contexto as sessões de radio e quimioterapia.
-Observando a porta de entrada para pacientes de 50 hospitais particulares no Brasil, em 2017 constatamos que foram internados pelo ambulatório 6.264.731 pacientes (51,67%) e 5.858.264 pelo Prontos Socorros (48,33%). Em decorrência desses números é fundamental que o hospital tenha esses dois serviços bem estruturados.
5. É interessante incluir o conceito de “Centro ou Instituto de Atenção Especializada à Mulher”, com cirurgia plástica com cuidados e serviços voltados para a estética e o bem estar feminino, adicionados aos cuidados de ginecologia e obstetrícia, ou seja, o Instituto da Mulher como um dos serviços de ponta do hospital.
6. Uma estratégia importante será levar um novo plano de saúde para a região, associado ao hospital, a fim de explorar a lacuna existente decorrente do baixo índice de adesões atual e da exclusividade da concorrência atual.
O hospital deverá contar com os mais modernos recursos de tecnologia médica para atender casos de média e de alta complexidade. Assim, teremos :
– Completas Unidades de Terapia Intensiva; Centro cirúrgico com 8 salas cirúrgicas (5 serão ativadas inicialmente) e pequenas salas para Day-clinic; CDI com sa- las para Tomografia Computadorizada , Ressonância Nuclear Magnética, Angiotomografia, Hemodinâmica e Cateterismo cardíaco , Ecografia. Mamografia, Radiologia convencional e Ultrassonografia; Centro de Radio e Quimioterapia; Laboratório de análises clínicas e patológicas; Eletroencefalografia e Eletrocardiografia, Holter e M.A.P.A.; Assistência Respiratória; Completo Centro de Dermatologia e procedimentos estéticos.
– Importante salientar que adotaremos a estratégia moderna de se oferecer alguns serviços de alta complexidade de diagnóstico e terapêutica ao Sistema Único de Saúde –SUS. Isso gera grande demanda e tais serviços são remunerados com valores próximos dos particulares. Além disso, e principalmente, isso con- fere ao Hospital status de pesquisa e ensino, caracterizando procedimento de filantropia , com impacto de isenção tributária.
Recursos humanos também é um aspecto a que podemos considerar um trunfo para nos tornarmos a grande referencia hospitalar da região, em razão do Dr. José Aluísio Vieira ter grande relacionamento com os maiores nomes da medicina regional, possibilitando a formação de corpo clínico de alto padrão.
A ideia é promover, alem do atendimento médico de excelência, reuniões clínicas e encontros e palestras médicas constantes, em auditório próprio e estimular os médicos e profissionais de saúde a produzirem trabalhos científicos para publicação e desenvolvimento do conceito do hospital, participando ativamente da mídia regional, com entrevistas, publicações, etc. Para isso é nossa intenção ter um serviço de residência médica e convênios com as universidades do estado.
Localização privilegiada e de fácil acesso às margens da BR 101, com acesso sentido sul pela saída 132, e acesso sentido norte pela saída 133, com amplo espaço de estacionamento, à 350m da BR 101, 1,2km da rodoviária de Balneário Camboriú e 30km do aeroporto de Navegantes